Nos passados dias 7, 8, 9 e 16 de dezembro de 2021, a Sociedade de Debates da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (SDUPT), em parceria com o Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU), realizou o “Curso de Debate Competitivo Universitário”, uma ação de formação que teve como objetivo promover o modelo de debate “British Parliamentary” perante a sua massa associativa, e melhorar as inerentes capacidades de debate competitivo da generalidade dos participantes desta atividade.

Este Curso, composto por quatro “módulos” afetos aos quatro dias supramencionados, contou com a presença de figuras renomeadas no contexto do Movimento Nacional de Debate Competitivo Universitário na qualidade de formadores – nomeada e respetivamente, Gabriela Werdan, Presidente da Direção da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), que instruiu o módulo “Introdução e Posições em Modelo BP”, Leonardo Baldan, Campeão Mundial de Debate em Língua Portuguesa, que instruiu o módulo “Técnicas de Argumentação”, André Carvalho, também Campeão Mundial de Debate em Língua Portuguesa, que instruiu o módulo “Adjudicação”, e David Greer, Vice-presidente do CNADU, que instruiu o módulo “Teorias de Debate”.

De acordo com Paulo Gandra, Presidente da Direção da SDUPT: “ainda que esta Sociedade de Debates tenha realizado uma atividade semelhante no passado mês de março ao abrigo da anterior Direção, este Curso de Debate Competitivo Universitário, para além de contar com uma estrutura renovada e melhorada, revelou também uma maior adesão das sociedades de debates portuguesas e brasileiras, comprovada pelo número de inscritos bastante superior à atividade anterior”.

O CNADU gostaria ainda de congratular o espírito motivado e trabalhador sempre presente na SDUPT. Continuem o bom trabalho!

Skip to content