Sociedades Lisboa

Sociedade de Debates Académicos de Lisboa (SDAL)

Os fundadores da Sociedade de Debates Académicos de Lisboa (SDAL), cientes do poder do discurso livre para a formação intelectual de uma comunidade académica interventiva, criaram esta associação de debate no dia dezanove de novembro de dois mil e dez. Fruto da união entre estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa e de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, já com a ideia da fusão das universidades em mente, criaram uma Sociedade de Debates ampla que integrasse todos os que quisessem vir debater. A SDAL é a primeira associação de debate em Lisboa e um dos membros fundadores do Conselho Nacional de Debate Competitivo Universitário (CNADU).
Hoje, a SDAL incorpora os saberes das várias instituições universitárias de Lisboa, prova do pluralismo e da universalidade que a SDAL adopta e proclama enquanto alicerces de uma vida académica criticamente pensada, democraticamente reflectida e cientificamente enriquecedora. Movida pela convicção de que nem sempre das aulas e do estudo se faz um bom estudante, a SDAL apresenta-se como um indubitável ponto de referência à interacção entre alunos de diferentes universidades e faculdades, permitindo uma articulação mais ampla entre a comunidade académica de Lisboa e não só.
Desde a sua fundação a SDAL conta com mais de trezentos associados (ativos nos últimos anos) da Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Medicina, Faculdade de Belas Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Letras, etc), Universidade Católica, Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e outros.

A SDAL tem como missão primordial proporcionar uma nova dinâmica académica, centrada na troca e confronto amistoso de ideias e conhecimentos. Esta missão tem sido executada através da organização de conferências, workshops, mesas redondas, formações, torneios de debate competitivo universitário (a nível nacional e internacional) e debates semanais. Organizamos 3 edições do Open de Lisboa (2011, 2012, 2014 e 2018), 2 edições do Lisbon Open (2015, 2016) que continua a ser até hoje o maior torneio internacional feito em Portugal, 2 edições de TORNADU - Torneio Nacional de Debate Competitivo Universitário (2013, 2017), 1 “Tu na Europa” (2014) e 1 TERRAMOTU – Torneio Regional de Debate Competitivo Universitário (2015).
Argumentar, esclarecer, questionar, responder e ouvir, são meios necessários a uma maior percepção da realidade e ajuste de mentalidades, e é com apoio nesta máxima que a nossa Sociedade de Debates Académicos se propõe a inovar na comunidade estudantil, incutindo no espírito universitário novos e renovados valores. Valores esses, que se repercutem a vários níveis e âmbitos, desde a investigação e instigação de informação e conhecimentos, vislumbrando a própria cidadania e respeito pelas demais opiniões e pontos de vista. A SDAL tem vindo a trabalhar por uma comunidade académica mais consciente, mais crítica, mais pró-ativa, mais humana, com mais valores culturais, sociais e éticos.

Para a SDAL, o CNADU é um órgão fundamental que procura auxiliar todas as Sociedades de Debate portuguesas no que diz respeito às mais variadas esferas desde a comunicação até ao financiamento. Tem-nos proporcionado uma sede para discussão sobre a evolução do debate competitivo português e tem sido um ator proactivo na resolução dos assuntos de interesse nacional.

https://www.facebook.com/SociedadeDebatesAcademicosLisboa/

Nova Debate - Sociedade de Debate da Universidade Nova de Lisboa

Fundada em 2011, a Nova Debate é a Sociedade de Debate da Universidade Nova de Lisboa. O objetivo da Nova Debate é promover o espírito crítico, a interdisciplinariedade, a capacidade de argumentação e a discussão de todo o tipo de ideias entre as várias faculdades da Universidade Nova de Lisboa.

Atualmente, a Nova Debate está ativa nas Faculdades de Economia, Medicina e Direito.

https://pt-pt.facebook.com/nova.debate.unl/

Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa (SDUL)

A Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa é uma associação sem fins lucrativos composta unicamente por estudantes da Universidade de Lisboa. É designada por Sociedade de Debate (ao invés de Sociedade de Debates) dada a sua diversidade de atividades e objetivos a que vão muito mais além do debate competitivo, alargando o foco a todo o Debate, no seu sentido mais amplo.
A SDUL surge em Novembro de 2013, pouco tempo após a fusão entre a antiga Universidade Técnica e a chamada Universidade “Clássica”. Fundada no ISCSP, com a denominação Sociedade de Debate ISCSP-ULISBOA, contudo tendo sempre a designação de SDUL. A Sociedade foi criada devido ao enorme vazio dentro da ULisboa na área do debate e da oralidade, não só no Pólo Universitário da Ajuda, mas em toda a restante Universidade. Foi entre os esforços de alguns alunos e alunas ISCSPianos que a obra nasceu.
No ano seguinte, o debate alastrou-se ao ISEG, começando assim os primeiros passos além-Ajuda. Somando os bons resultados da primeira expansão, a equipa foi-se solidificando até chegar à Cidade Universitária no terceiro ano de existência, denunciando um crescimento exponencial da SDUL, que promete manter-se e desafiar-nos durante o próximo ano.

Visão da SDUL no DCU
Quando comparado com movimentos como o britânico, americano, australiano ou mesmo alemão, é notória a juventude do DCU português, e talvez por isso mesmo a SDUL se reveja na missão transformadora e persistentemente inovadora de o elevar à dimensão dos previamente mencionados. Acreditamos no potencial por desbravar dos estudantes portugueses e, em particular, dos estudantes da maior universidade portuguesa e uma das maiores da Europa – a Universidade de Lisboa.
Por três anos consecutivos, a SDUL bateu o recorde de maior número de equipas participantes no Tornadu: em 2016, no Porto, levando 10 equipas, em 2017, em Lisboa, levando 14 equipas, e em 2018, em Guimarães, levando 16 equipas. Além do Tornadu, a presença rica e constante da SDUL nos vários eventos de debate em Portugal (incluindo a organização de 5 Opens, 4 Simulações parlamentares e um Torneio Internacional) tem permitido o crescimento do movimento e o estabelecimento de relações de amizade institucional importantes com as restantes sociedades de debate nacionais

Prémios SDUL
Uma equipa da SDUL venceu os seguintes Torneios:
• Torneio de Ciência do Minho – David Mourão (com Joana Carrilho da SdDUP)
• II Open de Belém – David Mourão (com Vítor Hugo Archer da SDUC)

https://www.facebook.com/debatesdul/

CNADU
Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram