Sociedades Porto

Sociedade de debates da Universidade do Porto (SdDUP)

Fundada em 2010, a SdDUP foi a primeira Sociedade de Debates em Portugal, ponto de partida para o surgimento do movimento nacional de Debate Competitivo Universitário.
Vencendo o campeonato nacional em cinco edições e assegurando consecutivamente uma forte representação em todos os Open nacionais, a SdDUP conta ainda no seu historial com a prestigiante conquista de um Campeonato do Mundo em 2013, assim como uma série de presenças e breaks em torneios de renome internacional. Dos eventos que organiza destacam-se o Open do Porto e o {idc} International debate camp, sendo este último o maior evento de cariz internacional de debate BP organizado em território nacional.

A SdDUP acredita no debate competitivo como o meio de excelência para o desenvolvimento de características como a capacidade de comunicação, de análise, de espírito crítico, resolução de problemas, assim como uma relevante capacidade de trabalho em equipa, competências alavancadas pelo escrutínio a que o BP coloca aquelas que dele tomam parte.
A SdDUP vê no CNADU um meio agregador entre sociedades de Debates, fundamental para a unificação e desenvolvimento do Debate Competitivo Universitário.

Para o futuro do movimento, a SdDUP perspetiva que o progresso será conseguido graças a uma cada vez maior presença internacional, capitalizando nos conhecimentos provenientes deste contexto pela sua disseminação dentro de portas. Simultaneamente, será preponderante o garantir de constante formação, bem como a existência de momentos competitivos, de modo a assegurar um forte incremento no que diz respeito ao dinamismo interno

https://www.facebook.com/sddup/

Sociedade de Debates da Católica Porto (SdDCP)

A Sociedade de Debates da Católica Porto é um projeto que nasceu em Dezembro de 2013 por impulso de quatro alunos da Escola Superior de Biotecnologia da nossa Universidade.

 Com o apoio dos professores Margarida Silva e Ary Ferreira da Cunha, a comunidade de interessados pelo debate competitivo na Católica fez-se alargar, no ano letivo de 2014/2015, do pólo da Asprela para o pólo da Foz, o que resultou numa gestão bicéfala da associação que crescia.

A Católica fez-se representar pela primeira vez no Debate Competitivo Universitário no TORNADU 2014, no Minho, e no mesmo ano a Sociedade integrou o CNADU. Em 2017, conquistamos o primeiro lugar do TORNADU na competição de iniciados (Jorge Carmo Pereira e Mafalda Couto), o prémio de melhor orador e orador revelação, pelo João Freitas. A nível internacional, alcançamos dois breaks da adjudicação no Lisbon International Open em 2016 (Clara Rodrigues e João Teixeira). Também representamos Portugal no European Universities Debate Championship 2016, em Varsóvia (Alexandra Cruz, Clara Rodrigues e João Teixeira).

A SdDCP é uma associação independente, que promove a diversidade, a tolerância e o debate. Abertos à participação de todos os estudantes da Universidade Católica, e da comunidade académica em geral, pretende dinamizar e manter um grupo heterogéneo, onde o saber e as experiências de todos se complementam, numa ótica de promoção da pluralidade de pensamento e liberdade de expressão.

https://www.facebook.com/sociedadedebatescatolicaporto/

CNADU
Follow by Email
Facebook
YouTube
Instagram