No passado fim de semana de 9, 10 e 11 de abril, os servidores da plataforma digital Discord visitaram a região centro-sul de Portugal, para receber o Open Centro Sul que contou com a participação de mais de 20 equipas de debates (um total de 7 salas) provenientes de todo o país!

 

Este torneio foi marcado pelo seu caráter pedagógico e por contar com equipas de Convenors, CA, Equity e Tab-Master constituídas por pessoas jovens do Movimento Nacional de Debate Competitivo Universitário. Neste sentido, este Torneio foi pautado por um fantástico ambiente integrativo e um set de moções originais que foram capazes de proporcionar debates interessantes e apelativos! 

 

No fim de várias rondas intensamente disputadas, com temáticas que percorreram o papel social do coding, os subsídios equivalentes ao salário mínimo nacional para trabalhadores domésticos a tempo inteiro, política internacional e jornalismo, a final de iniciados foi ganha por Ianira Vieira e Rita Batalha, numa moção sobre a felicidade do indivíduo. Destaca-se, ainda, a prestação de Alexandra Pardal, que levou o prémio de melhor oradora iniciado do Torneio.

 

A grande final focou-se na proposta de realização, de forma pacífica, de um único governo democrático global. Após uma longa consideração, a equipa de adjudicação considerou que a final foi conquistada por Maria Minto e André Carvalho, que também se destacou enquanto melhor orador geral do Torneio.

 

O Tab do Torneio poderá ser analisado aqui.

 

O Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) gostaria de parabenizar todas as pessoas envolvidas na organização deste evento e de deixar uma nota de apreço pela qualidade de debate e adjudicação que pautou o fim de semana. Foi, sem dúvida, um excelente Torneio e um presságio muito positivo para o que irá acontecer no Torneio Nacional de Debates Universitários 2021.

 

Parabéns!