O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.

O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) é a Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).

O World Universities Debating Council (WUDC) é composto por representantes de todos os países que competem no World Universities Debating Championship. Cada país seleciona um delegado do Conselho (no caso de Portugal, o delegado é o Presidente da Comissão Executiva do CNADU). O Conselho é responsável por definir as regras e outorgar o direito de organizar os campeonatos.

O European Universities Debating Championships (EUDC) é um Torneio de Debate anual para equipas de universidades da Europa. Em 1999, o EUDC Council foi formado como o Órgão máximo de tomada de decisão. Cada nação tem um voto. O Conselho reúne-se durante o Torneio. Ele decide sobre a constituição, critérios relativos a questões de elegibilidade e sobre os anfitriões de futuros campeonatos.