Nos passados dias 27 e 28 de fevereiro de 2021, o Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) dinamizou, conjuntamente com o Conselho Nacional de Estudantes de Direito (CNED), uma formação de public speaking. O evento contou com cerca de cinquenta participantes, decorrendo de forma totalmente digital. Durante este fim de semana, o CNADU, aplicando uma vertente prática mais inovadora e aplicada ao contexto online, abordou algumas das ferramentas inerentes à argumentação, retórica e public speaking.

 

No primeiro dia, mais dedicado à componente teórica, foram abordadas temáticas como a construção argumentativa e a retórica da relevância sendo estes dois temas suportados por exercícios tendo como objetivo final demonstrar como construir argumentos, compreender as claims, avaliar a plausibilidade e percecionar a sua relevância e impacto.

 

O segundo dia contou com uma sessão dedicada à refutação e desconstrução argumentativa, onde foram abordadas estratégias de contra-argumentação aplicáveis não só à retórica formal mas também ao quotidiano. No final da formação, a equipa formativa do CNADU organizou um debate em formato de British Parliamentary (BP), momento em que todas as pessoas tiveram a oportunidade de experienciar, em contexto real, um debate temático. A moção debatida foi “Esta Casa Acredita que a cancel culture faz mais mal que bem” e a sessão contou com adjudicação fornecida por intervenientes experientes do movimento nacional do debate competitivo universitário.

 

O CNADU gostaria de agradecer a todas as pessoas que participaram no evento e gostaria de deixar uma palavra de gratidão ao CNED por todo o profissionalismo e por toda a ajuda fornecida ao longo do evento. Será, sem dúvida, uma colaboração a repetir.

Categorias: Notícias