No passado dia 8 de novembro, o Conselho Nacional de Debates Universitários (CNADU) dinamizou, a convite da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), uma formação sobre técnicas de argumentação e retórica. Esta formação foi inserida no âmbito da iniciativa “UpPharma – O Ensino Farmacêutico: MICF em Portugal”, que pretende capacitar os dirigentes associativos das organizações pertencentes à APEF.

 

Esta parceria APEF e CNADU contou com cerca trinta e cinco participantes, de diversas associações estudantis ligadas às Ciências Farmacêuticas. A sessão foi dinamizada pelo Presidente da Comissão Executiva (CE) do CNADU, Fattha Mahmud, que começou por apresentar o movimento nacional de debate competitivo universitário e explicar o papel que o CNADU tem na manutenção e regulação do mesmo. Seguiu-se uma parte teórica, onde foram apresentados conceitos fundamentais da argumentação, retórica e pensamento crítico, elementos essenciais no processo de construção de casos, de refutação de argumentos. Ao longo da formação, os participantes tiveram bastantes momentos de esclarecimento de dúvidas e tiveram oportunidade de colocar em prática os conhecimentos assimilados, em momentos de grupo.

 

A atividade contou ainda com apoio de formadores da Sociedade de Debates da Católica Porto (SdDCP), Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), e da Sociedade de Debate da Universidade de Lisboa (SDUL).

 

O CNADU gostaria de congratular, uma vez mais, a iniciativa do APEF e a disponibilidade e apoio da SdDCP, SdDUP e SDUL, e agradecer à comunidade estudantil pela sua participação. Esperamos encontrar-vos nos nossos debates!

Skip to content